O canal de denúncia é uma forma segura e confidencial que permite a apresentação de denúncia(s) de irregularidades ou infrações no âmbito das seguintes matérias:
• Corrupção ou infrações conexas (ver Código de Conduta e Ética)
• Contratação pública
• Serviços, produtos e mercados financeiros
• Branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo
• Segurança e conformidade dos produtos
• Segurança dos transportes
• Proteção do ambiente
• Proteção contra radiações e segurança nuclear
• Segurança dos alimentos para consumo humano e animal, saúde animal e bem-estar animal
• Saúde pública
• Defesa do consumidor
• Proteção da privacidade e dos dados pessoais e segurança da rede e dos sistemas de informação
• Criminalidade violenta, especialmente violenta e altamente organizada e infrações conexas
• Atos ou omissões lesivos dos interesses financeiros da União Europeia
Este canal não se destina à apresentação de quaisquer reclamações ou questões que não estejam abrangidas nas matérias acima elencadas.
A QUEM SE DESTINA O CANAL DE DENÚNCIA?
Este canal está à disposição de todos os nossos colaboradores e de todos aqueles que se relacionem com a nossa empresa, como por exemplo clientes, fornecedores, entidades públicas, etc.
O CANAL DE DENÚNCIA GARANTE A CONFIDENCIALIDADE?
Sim. Qualquer denúncia efetuada será tratada de forma confidencial, estando as pessoas responsáveis pela gestão do canal de denúncia obrigadas a manter o seu conteúdo confidencial.
POSSO FAZER UMA DENÚNCIA ANÓNIMA?
Sim, a denúncia pode ser efetuada em termos anónimos. Todavia, a nossa empresa encoraja que o denunciante se identifique, pois isso permitirá uma investigação mais adequada e permitirá um diálogo útil para a descoberta da verdade que, naturalmente, será absolutamente confidencial.
EM CASO DE DENÚNCIA ANÓNIMA, COMO SOU CONTACTADO PELA EMPRESA?
Neste caso, ser-lhe-á disponibilizado um código de acesso, o qual deverá guardar em local seguro, pois em caso de extravio, por razões de segurança e confidencialidade, não será possível recuperar esse código. Ninguém na empresa terá acesso ou a possibilidade de recuperar os códigos de acesso, uma vez os mesmos apenas serão visíveis para o denunciante.
Em consequência, caso perca o código de acesso, não poderá seguir o processo da sua denúncia. No entanto, a mesma seguirá o procedimento adequado.
PODERÁ O DENUNCIANTE SOFRER ATOS DE RETALIAÇÃO?
Não. A empresa não permitirá qualquer tipo de retaliação contra qualquer pessoa que, de boa-fé, tenha denunciado quaisquer factos que a mesma considere como infração no âmbito das matérias suprarreferidas.
QUAIS OS DEVERES DO DENUNCIANTE?
O denunciante deverá, nos termos do Código de Conduta e Ética da nossa empresa, bem como do princípio da boa-fé, reportar apenas factos verídicos, devendo prestar todos os esclarecimentos necessários, ainda que deseje manter o seu anonimato.
Junho de 2022
RESPONSÁVEL PELO CANAL DE DENÚNCIA
Nome:
Joana Moura
E-mail de contacto:
[email protected]
Morada:
Rua da Restauração, n.º 365
4099-023